João Lopes
a. Confrontar imagens pode ser uma boa pedagogia – é mesmo um princípio de acção e reflexão da modernidade. Não para decretar a "vitória" de uma imagem e a "derrota" de outra. Antes para sentirmos como cada uma delas atrai ou rejeita outra.
a. Confrontar imagens pode ser uma boa pedagogia – é mesmo um princípio de acção e reflexão da modernidade. Não para decretar a "vitória" de uma imagem e a "derrota" de outra. Antes para sentirmos como cada uma delas atrai ou rejeita outra.
b. Por exemplo, em cima, uma imagem da série Morangos com Açúcar. Em baixo: uma imagem do filme de João Canijo, Sangue do Meu Sangue. Ou como o naturalismo televisivo (luz, ruído, telejornal) é totalmente estranho ao realismo cinematográfico (cor, textura, pele) – figuras de cera e corpos vivos.
c. Dito de outro modo: um dos grandes desafios (estéticos e de produção) do cinema em Portugal passa pelo sistemático questionamento da formatação televisiva.